Consultoria pré-implantação.


O candidato a uma franquia busca conhecimento e aconselhamento sobre um determinado negócio para diminuir seus riscos, afinal, a maioria dos franqueados investem tudo que guardaram durante toda a vida naquele novo empreendimento.

Assim, é importante que o pretenso franqueador preste uma consultoria minuciosa antes da implantação do negócio ou do fechamento do contrato.

Lembre-se: os franqueadores querem vender suas franquias, então eles podem maquiar algumas informações importantes.

Claro que isso não deveria acontecer - a prática de maquiar os dados é ILEGAL, mas infelizmente ela acontece.

Há casos, por exemplo, que o franqueador indica um empréstimo ao seu candidato à franquia. Bom, isso não é ilegal à primeira vista, desde que haja um bom planejamento estratégico, um bom serviço de acompanhamento e, principalmente, que esse empréstimo seja limitado a um percentual baixo sobre o investimento total.

Caso a intenção do franqueador seja a de vender franquias a qualquer custo, mesmo que aquele empréstimo resulte na bancarrota do seu franqueado, então temos uma ilegalidade contratual.

Isso porque vender franquia a qualquer custo não condiz com a natureza do contrato de franquias e, principalmente, não condiz com a vontade do contratante franqueado. Pois esse último busca conselho e direcionamento e entra em uma relação com toda boa fé, enquanto aquele franqueador que o instrui de maneira arriscada, apenas para realizar a venda, este não respeita o princípio da boa-fé objetiva e da função social dos contratos.

Um excelente exemplo disso é o MEU. Quando fui à franquia da qual faço parte, em 2009, o presidente me respondeu, ao final de 3 dias de entrevistas a apresentações: " Lucas, você é o candidato que queremos, você está aprovado. Contudo, não vou autorizar sua abertura, porque você não pode iniciar um negócio novo com duas prestações altas como empréstimo e aluguel."

E eu tive que esperar quase um ano para juntar o dinheiro necessário, pois o que eu tinha não era condizente com a experiência prévia do franqueador.


Lucas Costa - Advogado, professor, consultor e franqueado.
foto site.jpeg